SAN GIMIGNANO



                San Gimignano é uma comuna da província de Siena, na Itália. O Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade da UNESCO,é datado do início do Século XX, quando o Bispo de Modena batizou a pequena vila.


                    A cidade prosperou bastante até os séculos XII e XIII, porque estava localizada estrategicamente em uma rota importante de comércio e peregrinação a Roma, a "Via Francigena".





                   Para ostentar poder e nobreza, a moda na época era construir torres, muitas torres, e todas as famílias ricas queriam que a sua torre fosse maior do que a do vizinho. Essa onda das torres continuou até o século XIV, quando a peste assolou a cidade e a população foi dizimada.

   

                               Para completar o estrago, as rotas de comércio e peregrinação mudaram, e San Gimignano sofreu um enorme declínio econômico e caiu no esquecimento. Das mais de 70 torres que já existiram, 14 ainda estão de pé.


                                Até que , no século XIX, o potencial agrícola e cultural da cidade chamou a atenção do mundo novamente e foi e declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. San Gimignano floresceu para o turismo e é muito visitada desde então.
            

                              Arquitetura bem preservada, restaurantes, lojas e museus disputam a atenção de vistantes de todas as nacionalidades. Evite a alta temporada ( julho /agosto) porque as ruas estreitas ficam bem cheias.                    


                                


                      Perca-se pelas ruas do Centro Histórico, tome um gelatto, e compre açafrão local de souvenir, é um produto típico da região. As cerâmicas também são lindas, mas quem é que tem coragem traze-las no avião??


                    A vista da Citadela é incrível, 360° de colinas suaves, videiras,ciprestes e estradinhas tortuosas.


                            E como não falar das oliveiras? Jovens, velhas e com troncos grossos, plantadas em linhas simétricas ou espalhadas sem preocupação, as oliveiras dominam a paisagem.



                    O interior da Toscana é um lugar fora do tempo, aqui tudo parece que está tudo acontecendo mais devagar. As pessoas aqui vivem em slow life. Fora do Centro histórico dá para ver os quintais das casas típicas da região, todos tem umas oliveiras, uma videira e algumas galinhas, toda casa é de pedras castanhas e tem um varal de roupas branquinhas estendidas.



              Para chegar lá você pode ir de carro, um passeio espetacular, porque as estradinhas ladeadas de ciprestes são lindas! Saindo de Firenze pegue a A1 Firenze-Siena e entre em Poggibonsi, de lá são mais uns 13km até San Gimignano. 
                  Também dá para ir de trem ou de ônibus até Poggibonsi e de lá pegar ônibus até San Gimignano.
                


                      Também dá para ir de ônibus turístico, é muito prático, te deixa no portão e te pega 2 horas depois. Não precisa se preocupar com estacionamento, taças de vinho e essas coisas de quem dirige. Você acha agencias de turismo pela cidade toda, e os ônibus partem da estação Santa Maria Novella. 


http://www.sangimignano.com

http://whc.unesco.org/en/list/550

http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Gimignano

Nenhum comentário:

Postar um comentário