BEGIJNHOF


            
         Fazia tempo que queríamos conhecer o Begijnhof de Amsterdam, principalmente para apreciar a arquitetura, mas ao pesquisar sobre o local, decobrimos que tem uma grande ligação com a história da religião na cidade.             
              A tradução literal de "hofje", é "asilo de pobres", mas "hof" também significa jardim. E "begijn" remete as beguinas , ou beguinárias, mulheres que viviam em comunidades católicas semi monásticas mas sem fazer votos formais (http://en.wikipedia.org/wiki/Beguine).
         


             
                Essas comunidades eram espalhadas pela Holanda Alemanha, Bélgica e uma parte da França, Esse conjunto particular de casas na Spuistraat , é datado de meados do século XIII. As beguinas moravam e trabalhavam lá cuidando dos menos favorecidos.
           Originalmente era cercado de água, e a única entrada era pelo Begijnensteeg, ou, "Beco das Beguinas" ,por isso as fachadas principais são voltadas para o centro do jardim. Hoje, fica a uns 50 metros do Singel, um dos canais mais importantes de Amsterdam.



        Tem duas entradas, o Spuigate, de 1725 e o Begijnescoot Gate de 1574 , ambas portinhas discretas que voce nem percebe se estiver distraido, e que já passaram por restaurações ou tiveram adornos adicionados.

                 Uma vez dentro do jardim interno, olhe em volta e observe a arquitetura típica holandesa, as casas são muito antigas.



                   A casa n°34, a Het Houten Huis é a casa mais antiga da cidade, erguida em 1420, e é uma das duas únicas que mantém o frontão de madeira, que foi proibido em 1520, depois de uma série de incêndios. É muito curioso pensar que antes de o Brasil ser descoberto, lá já tinha uma casa com janelas de vidro e tudo....

             




                       
             No centro do jardim, tem uma igreja protestante, a Englese Kerk, que era católica mas foi fechada durante a Reforma em 1578 e depois cedida aos protestantes. 
             Na verdade o único estabelecimento católico autorizado a  continuar funcionando depois da Reforma, foram as casas da beguinas, uma vez que estavam em propriedades particulares. 



               Nas casas 29 e 30, as beguinas fizeram uma Capela Escondida, que só permaneceu funcionando porque do lado se fora não se nota que é uma igreja.



                 O Milagre de Amsterdam está retratado nos murais de M.C.Schenks da Capela Escondida. A história conta que em março de 1345, em homem  recebeu  a hóstia  durante o sacramento da extrema-unção na Kalverstraat e passou mal e cuspiu a hóstia, que pegou fogo. 

http://pierrescolumn.punt.nl/content/2006/10/kunst-op-de-juiste-plaats

                A hóstia ficou pairando sobre as chamas até que uma mulher, uma beguina , colocou a mão no fogo sem se queimar, pegou a hóstia e colocou-a em uma caixa. O padre da Oude Kerk foi chamado e levou a hóstia com ele para a igreja. No outro dia, a mulher abriu a caixa e lá estava a hóstia outra vez. Imediatamente, ela mandou a hóstia de volta para o padre, mas no outro dia ela estava outra vez na caixa na casa da Kalverstraat, e o processo se repetiu por três vezes. 
           Até que o padre se deu conta de que Deus queria que o milagre fosse tornado público, dessa vez ele levou a hóstia para a Oude Kerk com uma procissão solene e depois disso a hóstia não voltou a incomodar ninguém.
           A procissão continuou acontecendo todo ano na mesma época, com música, preces e imagens de santos, mas depois da reforma ficou mais discreta já que o catolicismo havia sido banido, transformando-se em "Procissão Silenciosa" que acontece até hoje e atrai católicos de toda a Europa.


Modern impression of the Miracle of  Amsterdam
http://www.begijnhofamsterdam.nl/the-miracle


                   Até hoje em dia a procissão é feita pelo mesmo caminho, do Begijnhof até a Oude Kerk,sem música,sem imagens,sem roupas eclesiásticas e sem nenhum adorno, daí o seu nome ,"Procissão Silenciosa".
             O Begijnhof De Amsterdam fgica na Nieuwezijds Voorburgwal 373
 está aberto à visitação diariamente das 09:00h as 17:00h. A entrada é gratuita.Para chegar lá pegue o tram 2 e salte na estação Spui.
                   Não esqueça que lá dentro tem casas reais com pessoas reais que moram lá de verdade, então é legal ter uma atitude respeitosa , não falar alto e não ir em grupos muito grandes.



http://www.amsterdam.info/sights/begijnhof/

http://en.wikipedia.org/wiki/Begijnhof,_Amsterdam

http://www.begijnhofamsterdam.nl/the-miracle

http://en.wikipedia.org/wiki/Beguine


Nenhum comentário:

Postar um comentário