PARK GUELL




                     O Park Guell foi projetado pelo arquiteto catalão Antonio Gaudi, a pedido do Conde Guell. Inicialmente a ideia era fazer um condomínio de casas na Montaña Pelada (atualmente chamada de Monte Carmelo), no bairro de Gracia, mas a iniciativa foi um fracasso de vendas e em 1914 o projeto foi abandonado.


                   Duas casas foram construídas na entrada principal, uma destinava-se a ser a casa do porteiro e sua família, e a outra seria a recepção do condomínio. As  construções são da tamanhos diferente e misturam pedras marrons e mosaicos de azulejos coloridos.


                     Em 1922 o espaço foi comprado pelo município de Barcelona , e em 1926 foi inaugurado como parque, e aberto ao público.


Em 1984 foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.


                     Hoje em dia é um parque público, ou seja, de graça, muito movimentado, principalmente nos meses de verão. Se você quiser fotos como as nossas, onde não aparece muita gente, chegue cedo, tipo, antes das 09:00. 


                    Conforme o dia vai passando, o parque vai enchendo, e fica impossível tirar uma foto em que não apareçam 300 pessoas.


               Banco anatômico projetado por Gaudi ao redor da Praça Oval, parece muito desconfortável , mas é exatamente o contrário.


                A Praça Oval foi concebida para ser um Teatro, sendo também chamada de "Tearo Grego".


                      Sala das 100 colunas ( ou sala hipostila ) foi idealizada para ser um mercado comunitário do condomínio, e foi decorado com 86 colunas dóricas ,que sustentam uma parte da Praça Oval, e mosaicos coloridos no teto. O efeito visual é bem legal.




Pórtico das Lavadeiras.


Vista linda do alto do parque.
                                   Dentro do Park Guel fica também o Museu Gaudi, que funciona na casa em que morou o famoso arquiteto. É a única atração paga no parque, e mostra além de plantas e esboços, alguns de seus objetos pessoais.


                 Para chegar lá você pode pegar o metro para a Estação Lesseps, linha 3-verde. Depois de sair do metro tem uma caminhada de uns 15/20 minutos, e uma boa parte é subindo a ladeira, então não é a opção recomendada se tiver alguém no grupo com dificuldades de locomoção. Mas foi o que nós fizemos e, apesar da ladeira, foi bem legal, passamos por ruas residenciais e conversamos com os locais. 


               Também da para ir ao Park Guell de taxi, vai custar uns euros, não recomendamos porque o transporte público de Barcelona é muito bom. Os onibus 24,92 e 112 param na entrada principal do parque. E tem os onibus turísticos, estilos Hop on Hop off, que também te deixam em frente a entrada.O Park Guell tem banheiros e lanchonetes. 


http://pt.wikipedia.org

http://www.parkguell.es/


Nenhum comentário:

Postar um comentário